quarta-feira, 4 de março de 2009

Maternidade.


A jovem mamãe na foto ao lado, é a Misty. Ela esta posando, orgulhosa, com sua prole nascida no dia 27.02.2009 às 15 horas. Tão jovem e tão cheia de responsabilidades!
Comportou-se bravamente no parto e esta desempenhando muito bem suas novas funções. Mas, posso ver claramente através de seus grandes olhos verdes, que muitas vezes ela gostaria de estar correndo pelo jardim atras de borboletas, ao invés de atender ao chamado de suas crianças, eternamente famintas.
Logo ela, que adora correr com sua bola, arremessar nas alturas seu pobre caranguejo de borracha, esconder sua gatinha de pano ou surfar alucinadamente nos tapetes da sala e do corredor.
Acabou-se!
Agora ela tem outras prioridades: alimentar, limpar, confortar.
Ah Misty!
Voce saiu cedo demais de sua despreocupada adolescencia.Mal completou um ano de vida e já é responsável por seis boquinhas inquietas.
Fiquei feliz ao ver os seus belos e fortes filhotes, mas ao mesmo tempo entristecida pela pesada responsabilidade que recaiu sobre minha gatinha travessa.
O dilema da Misty me faz lembrar das meninas de 13 ou 14 anos que se vestem, se maquiam e anseiam pela vida (e responsabilidades) das mulheres de 30. Por que a pressa?
Afinal, tudo tem seu tempo. As traquinagens e a despreocupação da adolescencia vão ficar para tras num piscar de olhos. Darão lugar às responsabilidades que virão, e que serão muito bem vindas no seu devido tempo.
Não é de estranhar que justamente na hora em que as cobranças da vida adulta se tornam quase insuportáveis, surja dentro de cada um de nós, uma imensa e doce saudade da adolescencia que ficou para trás.
Por isso, peço sempre às meninas e meninos que saboreiem intensamente essa curta fase da vida enquanto for possível. Sem encurta-la precocemente e sem estende-la mais do que o necessario.

2 comentários:

  1. Pobre Misty... Mas ao mesmo tempo os bebês dela são lindos!
    Mas entendo perfeitamente... Por isso que quando eu vi o filme "Revolutionary Road" fiquei tão passada...
    TUdo tem seu tempo...
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Pois é... a mãe adolescente está sofrendo... Mas pelo menos fazendo o trabalho dela direito... Logo mais os bebês seguirão seus caminhos e ela poderá brincar de novo...

    ResponderExcluir