segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Kefir





Apesar do kefir fazer parte da minha vida desde a adolescencia, confesso que conheço muito pouco sobre o assunto.Só sei que gosto e me faz muito bem. Com ele preparo batidos de frutas, molhos e pães. Há quem diga que o kefir também se cultiva em agua com açucar mascavo, mas, francamente sempre utilizei no leite. A primeira vez que apareceu em casa foi através de uma vizinha que trouxe uns
grãozinhos para minha
mãe.Adoravamos o iogurte que tomavamos batido no liquidificador com um pouco de açucar. Minha mãe dizia que era " o leite da plantinha". Para ela, era uma plantinha que vivia no leite e o transformava em iogurte, Mas eu e meu irmão achavamos que era um "bichinho" que fazia "Danone". Naquele tempo não havia internet, nem google para pesquisar, então, cada um ficava com sua crença, mas todos adoravam o resultado Depois de alguns anos, durante o verão, deixamos apodrecer. Na hora não lamentamos muito. Porém, não tardou para sentirmos a falta. Que saudades! Passaram-se muitos anos até conseguir mais grãozinhos. Eu já era uma senhora, com filhas universitárias. Minha filha Stella, que estudava na ECA- USP, conseguiu com um professor da Farmacia - USP, que fazia pesquisas como kefir. Foi uma alegria em casa... era só um grãozinho, mas agradecemos muito. Hoje já é uma cultura bem formada, que rendeu muitas "mudas" para varios amigos e familiares...Cuidamos com carinho e apreciamos o iogurte cremoso e delicado que ele produz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário